quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dicas para o seu feijão.

O feijão para mim não pode ser simples, apenas com alho e sal, ele não tem a mesma graça que um feijão cheio de temperos, especiarias e claro aquele bacon e calabresa :)
Tenho algumas dicas para o feijão ficar ainda mais gostoso.

Se for fazer seu feijão no almoço, deixe-o de molho antes de dormir, cubra-o com bastante água. Fazendo isso ela ficará menos tempo cozinhando. Eu sempre faço meia panela de pressão porque gosto de congelar depois, quando você o descongela ele fica com sabor de feijão novinho.
Você pode fazer o feijão e colocar tempero apenas na hora em que for comer ou congelar ele temperado, o sabor fica bom também quando descongela.
Espremendo um limão no feijão ainda de molho ele ficará ainda mais branquinho, mas lave ele muito bem para não pegar o gosto.

Coloque na panela de pressão com um tablet de caldo de carne e coloque água até cobrir e mais um pouco, depende se você gostar de bastante caldo. Quando pegar pressão na panela, deixe cozinhar por 20 minutos. Depois de vinte minutos, retire a pressão e deixe engrossar um pouco no fogo até preparar o tempero.

COMO FAÇO MEU TEMPERO:


Bacon a vontade picadinho.
Calabresa a vontade picadinha em cubos.
Sal a gosto.
Cheiro verde a gosto.
1 folha de louro.
Alho e cebola a gosto bem picadinhos.
(O alho quando mais picadinho, mais pega o sabor nas coisas).


PREPARO: 


Coloque o bacon na panela com uma colher de azeite e deixe fritar, em seguida frite a calabresa junto com o bacon que já terá soltado bastante óleo. Depois frite o alho e em seguida a cebola e reserve.
Cuidado com o sal no feijão, lembre-se que você já colocou um tablet de caldo de carne que já dá gosto ao feijão. Duas colheres pequenas de sal são suficientes, mas você pode ir provando até ficar do seu gosto.
Misture o tempero que você acabou de fritar e corte o cheiro verde bem fininho e coloque também. Por último, a folha de louro e deixe ferver uns 10 minutos. Pronto!

Sabendo cozinhar o feijão, dá pra aprender a fazer outras receitas com ele, como, tutu de feijão, feijoada, feijão tropeiro, etc.

Escondidinho de batata com carne moída.

Esta receita é uma das minhas favoritas, muito gostosa e quase não dá trabalho. Aprendi com a minha mãe que é expert no assunto.

INGREDIENTES DA MASSA:

1 kg de Batatas.
1 tablet de caldo de carne.
Sal a gosto.

INGREDIENTES DO RECHEIO:

500 gramas de patinho moído (ou outra carne moída de sua preferência).
3 colheres de azeite.
Sal a gosto.
Alho e cebola a gosto.
2 pitadas de orégano.
1 copo de requeijão.
Mussarela a gosto, em fatias ou ralada.

MODO DE PREPARO DA MASSA:

Cozinhe as batatas em pedaços com cascas na panela de pressão com um pouco de sal. (Cozinhar as batatas com cascas é melhor, pois não desperdiça e é fácil de tirar).
Quando estiver cozida, espere esfriar, retire a casca e faça um purê com ela.
Dissolva o caldo de carne com água no fogo e despeje sobre o purê até ficar homogêneo.
Reserve.

MODO DE PREPARO DO RECHEIO:

Em uma panela, coloque o azeite, o alho, a cebola, a carne e o sal e cozinhe até secar toda a água e começar a fritar. Coloque as pitadas de orégano e deixe fritar mais um pouco (a carne moída se não fritar bem fica com gosto de sangue...).

MONTAGEM:

Depois de tudo pronto, em uma forma (não precisa untar) coloque uma camada do purê de batatas. Depois uma camada de requeijão, espalhe bem com a colher. Depois coloque toda a carne, mais uma camada de requeijão, uma camada de mussarela e feche com mais uma camada do purê. Forre-o com mussarela e coloque no forno aquecido a 180 graus para gratinar. Observe até a batata ficar douradinha e o queijo derretido e estará pronto.


obs: nesse não coloquei queijo por cima, mas ficou uma delícia.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Peixe Assado inteiro ao forno com Batatas.

Muita gente me diz que ama peixe assado, mas, que não sabem preparar. É muito simples de fazer, basta ir numa peixaria de confiança e escolher um bom peixe. Este peixe não é recheado, o que se torna mais simples. Mas não deixa de ser uma verdadeira delícia =)

INGREDIENTES:


Um peixe grande da sua escolha: Dourado, Piapara, Pacu, etc.
Sal a gosto.
Alho a gosto.
Um limão inteiro.
8 batatinhas pequenas cortadas em rodelas.


Modo de Preparo.


Com uma boa faca, faça 3 cortes em cima do peixe, um perto da cabeça, um no meio e um perto do rabo. Cortes fundos pra pegar bem o tempero. Em baixo também, faça 3 cortes fundos.
Com a mão, espalhe no peixe de cima e em baixo o alho e o sal. Para não ficar salgado, passe o sal em toda a extensão do peixe que já basta. Depois faça a mesma coisa com o limão.
Deixe o peixe descansar por 2 horas para pegar bem o tempero.
Depois de 2 horas, aqueça o forno a 180 graus e leve o peixe com rodelas pequenas de batata.
O tempo para assar vai depender do tamanho e da grossura do peixe, um grande e grosso leva mais ou menos 1:30 para ficar bom, mas observe, quando estiver douradinho e as batatas gratinadas, já está bom.

Acompanhamento: Arroz branco e salada verde.



Chocolate Quente Cremoso

Para este frio, chocolate quente é uma gostosa pedida. Dá pra ter ótimas idéias para fazê-lo. A ideia que tive é a seguinte:

CHOCOLATE QUENTE CREMOSO

INGREDIENTES:


1 litro de leite (integral, desnatado, semi-desnatado. O leite integral deixa ainda mais cremoso)
1 xícara de chocolate em pó.
Meia xícara de leite condensado.
1 caixa de creme de leite.
Chantilli ou canela, opcionais.


MODO DE PREPARO:


Leve ao fogo o leite, o chocolate em pó e o leite condensado.
Quando o leite ferver, abaixe o fogo e deixe-o ferver por mais um tempo até engrossar.
Quando engrossar coloque o creme de leite e mexa até se tornar homogêneo.
Desligue o fogo e sirva com pedacinhos de canela, ou canela em pó, ou chantilli, ou puro mesmo que também é uma delícia.

Frango refogado com requeijão e legumes.

Queria fazer este blog para ajudar algumas pessoas que como eu, no passado, não sabiam nem mesmo cozinhar um ovo. Eu aprendi arriscando e praticando e digo que é muito prazerosa a arte de cozinhar. O primeiro post é um frango que fiz no almoço de hoje, a foto não é minha, porque estou sem bateria para tirar fotos, mas ficou parecido. (ah, e gente, eu não como legumes, então, no meu não tinha os legumes hehehe).
Cansada de fazer o frango sempre do mesmo jeito e de achar o filé de peito muito sem graça, por não ter uma gordurinha ou pelinha, rsrsrs, resolvi incrementar! Segue a receita:

FRANGO REFOGADO COM REQUEIJÃO E LEGUMES.

INGREDIENTES:


3 colheres de azeite
500 gramas de peito de frango picado ao seu gosto (pode ser pedaços maiores ou menores).
Alho a gosto
Sal a gosto (pode ser um tablete de caldo de carne ao invés do sal).
Pimenta do reino a gosto
2 pitadas de manjericão
2 pitadas de orégano
3 colheres de requeijão cremoso
Meia cenoura picada em rodelas
4 tiras de pimentão picadas
Champignon, Vagem e milho são opcionais.
1 copo americano de água.


MODO DE FAZER:


Em uma panela coloque o azeite, o alho, o sal e o frango e deixe fritar um pouco. Assim que estiver soltando um pouco de água, coloque a pimenta do reino, manjericão, orégano e os legumes. Coloque a água e deixe ferver até a água secar. Coloque o requeijão por último, dê mais uma fritadinha no frango e está pronto.

Espero que gostem!
Bom apetite!